Dica para manutenção do porcelanato
Os cuidados devem começar logo após a instalação
Logo depois do assentamento do piso, o ideal é que você comece os cuidados, pois a impressão que se tem nessa fase é de que o piso está manchado e sem brilho. Justamente por isso, a limpeza deve ser feita adequadamente depois da obra. Vale destacar que a higienização pós-obra precisa ser realizada meia hora depois da aplicação.
Primeiramente, é preciso remover a película superficial que se forma sobre o revestimento, com a ajuda de um pano seco. Feito isso, é necessário usar uma esponja macia umedecida com água limpa, higienizando completamente o revestimento, a fim de evitar a formação de manchas e opacidade. Cuidado para não molhar demais a superfície!
Atente-se ao rejunte
Para manter o visual bonito e conservar a beleza do piso, você precisa pensar não apenas no porcelanato, mas também no rejunte. Caso o produto não seja polido, você pode usar soluções específicas para a limpeza de rejuntes depois de uma semana do assentamento. Esses produtos devem ser diluídos em água e aplicados com a face amarela da esponja. Após passar a solução no rejunte, deixe agir por dez minutos, enxágue e espere a secagem.
Cuidados especiais na limpeza diária
Para fazer a limpeza diária do piso de porcelanato, o mais indicado é varrer a superfície usando vassoura de pelo. Aspirar também é uma ótima alternativa, além de ser bem prático e rápido. Vale ressaltar que depois de varrer ou aspirar, você deve passar um pano molhado com detergente neutro e esperar que o chão seque completamente.
Escolha os produtos certos
É um erro usar produtos multiuso, sabão em pó, produtos clorados e saponáceos na limpeza de porcelanato. Por serem produtos abrasivos demais, eles acabam abrindo os poros do piso e, consequentemente, causam encardimento e manchas no revestimento. O ideal é usar apenas água e detergente neutro na limpeza.
Dicas extras para conservação de porcelanatos:
- Limpe os pisos de porcelanato regularmente usando detergente neutro e água. Use apenas uma colher de detergente para cada cinco litros de água;
- Aplique impermeabilizante apenas em porcelanatos que não possuam camada de brilho;
- Nunca use ceras em porcelanatos, afinal, esse piso já brilha naturalmente;
- Não use escovas, água sanitária, ácidos ou soda cáustica, pois isso inevitavelmente danifica o porcelanato;
- Jamais misture produtos químicos na limpeza de porcelanatos.